Conheça Como Surgiu o Franchising



 Como Surgiu o Franchising

Você Sabe o Quão Antigo é o Conceito de Franchising?

O sistema, tal como é conhecido atualmente para empresas, surgiu nos estados unidos, em meados de 1860. Neste período, a Singer Sewing Company, fabricante de máquinas de costura, concedia a comerciantes o direito de uso de sua marca e de comercialização de sua linha de equipamentos para comerciantes independentes.

Mas, diferente do que se pensa, o conceito de franquia é bem mais antigo que isso, retoma à idade média, quando se adotava o feudalismo na Europa e as terras se dividiam entre igreja e nobreza.

Alguns nobres recebiam da igreja o direito de cobrar impostos dos camponeses, para então repassar a arrecadação de volta ao clero, sendo concedido um percentual da arrecadação. É possível que este tenha sido um começo longínquo da prática de franquear.

A partir do século XIX, com a disseminação das máquinas Singer, pode-se encontrar outras formas de franquias surgindo.

Empresas como a General Motors e Coca-Cola passam a adotar o sistema, como uma forma de ocupar maiores mercados e aumentar negócios.

A GM tinha como finalidade expandir sua rede de automóveis e distribuir revendas; a Coca-Cola encontrou um meio de aumentar sua produção em diversos locais, facilitando o engarrafamento e distribuição, adotando o serviço de terceiros.

Outras gigantes nasceram após a Segunda Guerra Mundial, como Burger King, KFC e McDonald’s – até hoje a maior referência do mercado de franquias.

 

O Franchising no Brasil

No decorrer das décadas de 50 e 60, mesmo com a instauração da ditadura, surgem empresas que alcançariam com excelência nichos específicos do mercado. As escolas de inglês Yázigi e CCAA foram as grandes responsáveis pela introdução do sistema de franquias no paísj.

A partir de então, o franchising progrediu bastante, com a fundação da Associação Brasileira de Franchising em 1987 e com a Lei  nº 8.955, que passou a vigorar em 15 de dezembro de 1994.

 

Comente Abaixo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *